Agricultura|

Considerando a alta incidência do inseto na região, o Programa de Controle do Mosquito Borrachudo, realizado pela Prefeitura Municipal de Vanini, ocorreu novamente neste ano. O trabalho foi coordenado pela Defesa Civil e Vigilância Sanitária/Ambiental e contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Obras e a participação das comunidades do interior.

O mosquito borrachudo é um inseto hematófago (alimenta-se de sangue) e causa grandes incômodos sociais e econômicos à população. Os ovos são de pequena dimensão e colocados pela fêmea em substratos, dentro do curso de água, tais como resíduos sólidos, pedras e vegetação submersa.

O controle do inseto no município é realizado através da aplicação do BTI (larvicida biológico), que tem como finalidade a diminuição da proliferação das larvas. O produto atinge apenas as larvas do mosquito, sem causar quaisquer danos ao meio ambiente ou a outros seres vivos.

A aplicação se dá em três etapas, de 15 em 15 dias e em datas pré-determinadas, para garantir a interrupção do ciclo do mosquito. Por isso, é importante que a aplicação ocorra no mesmo período em toda extensão do município. Neste ano, as aplicações seguiram o seguinte calendário:

– Primeira aplicação: 13/12/23

– Segunda aplicação: 28/12/23

– Terceira aplicação: 12/01/24

Além do controle biológico, é de suma importância a conscientização da população para evitar a poluição dos rios e o desmatamento ao redor dos arroios, fatores estes que favorecem a reprodução do mosquito.