Conheça
de nossa
cidade

1892 - 1900

Pouco se sabe sobre as primeiras famílias de moradores da então Linha 4ª, que pertencia às terras do município de Guaporé, fazendo parte política e administrativamente do 2º Distrito de São Luís de Guaporé. Mas o certo é que enfrentar a fechada mata, formada por imensos pinheiros de copa, era um trabalho árduo. As terras férteis e inóspitas foram os principais atrativos para os primeiros moradores, que encontraram no local somente alguns “bugres”, os quais, segundo relatos de moradores antigos, eram fugitivos da Guerra do Paraguai.

1906

Com a chegada dos primeiros imigrantes no atual município de Vanini, começou a se delinear a extensão territorial, bem como a definição da paróquia e das capelas. Nesta época, a localidade era chamada de Monte Cuco. A diversidade cultural dos imigrantes, devido às suas diferentes proveniências, bem como o fato de o povoado não fazer parte de um assentamento pré-determinado pela Comissão de Terras, obrigando as primeiras famílias a ocuparem o local por iniciativa própria, ressalta um dos aspectos comuns entre eles, que era o valor dado à prática religiosa.

1912

A primeira capela construída pelos imigrantes foi a de Nossa Senhora do Caravággio, por volta de 1912, havendo controvérsias sobre a data precisa, possuindo hoje cerca de 110 anos. Já a segunda Capela é São Brás, que deu origem ao povoado que se transformou na sede municipal, construída em 1915, por obra de Antônio Triches, o qual, muito devoto, exercia a função de capelão.

1979-1986

A primeira tentativa de emancipação foi em 1979, mas não obteve êxito. No segundo esforço, em 1986, reiniciaram os trabalhos com a mesma comissão de 79, mas, desta vez, com toda a comunidade integrada , o município conquistou a emancipação. A Comissão foi formada por: Ênio Tomaz Lusa (Presidente), Zepherino Damo (1º Vice-Presidente), Lauro Antônio Martinelli (2º Vice-Presidente), Nelso Antônio Reginatto (1º Secretário), Vilson Rui Damo (2º Secretário), Telêmaco Pedro Vanini (1º Tesoureiro), Elói Betinelli (2º Tesoureiro). Auxiliares: Anselmo Rodrigues dos Santos, Amantino Inácio Zabot, Neivo Severino Luza, Alberto Vizioli, Jovelino Joaquim Luza, Generoso Luza e Rovílio Reginatto.

1989

Após as eleições ocorridas em 1988, a primeira Administração Municipal de Vanini tomou posse em 1989, tendo como prefeito Ênio Tomaz Lusa e vice-prefeito Telêmaco Vanini.

A composição da primeira legislatura da Câmara Municipal de Vereadores foi a seguinte: Helio Jose Oro, João Carlos Betinelli, Luiz Pilonetto, Telmo Domingos Finatto, Sérgio Jaroceski, Nelson Bernard, Vicente Victor Oro, Norberto Lusa e Carlos Trevisan.

2021-2024

A atual gestão é composta pelo prefeito Flávio Gabriel da Silva e pelo vice-prefeito Ereneu Bogoni. Os seguintes vereadores compõem a legislatura da Câmara Municipal: Adelar Luiz Sander, Adir Pedro Dagnese, Anderson Antonio Decol, Edison Cararo da Costa, Franciele Triches, Ian Brescansin, Idenio Ribeiro, Marineia Lusa e Simara Tibola.

DSC_5424 2