Saúde|

Tendo em vista a situação de emergência da Dengue no país e no estado do Rio Grande do Sul, no dia 9 de abril, foi realizado um Mutirão de Combate ao Mosquito da Dengue com a participação da Escola Bardin e da Secretaria Municipal de Saúde. Houve a participação de todos os alunos da escola, além das funcionárias, das professoras, das Agentes Municipais de Saúde, da Enfermeira Cristina Postal e da Vigilância Sanitária e Ambiental do município.

A atividade teve como principal objetivo demonstrar a importância do envolvimento da comunidade em relação ao combate à dengue. A ação promoveu a entrega de um flyer com informações sobre a doença, um repelente de citronela para incentivar os cuidados contra o mosquito e uma lixeirinha para carro, procurando promover que a população não deixe seus resíduos nas ruas da cidade. No total, foram disponibilizados 568 kits para a comunidade urbana, sendo que na área rural haverá entrega dos kits pelas Agentes Municipais de Saúde.

Ainda assim, a ação contou com a verificação dos pátios das casas em busca de focos do mosquito da dengue. Em locais com água parada, os alunos, juntamente com o orientador de cada grupo, realizaram a entrega de uma ficha com os locais assinalados com água parada e o kit dengue. Já em casas sem possíveis locais de proliferação do Aedes aegypti, os alunos colocaram adesivos de “Casa Livre de Dengue”.

No final da atividade, os alunos e orientadores mencionaram os principais depósitos encontrados no município. Com isso, verificou-se que os principais depósitos de água parada encontrados foram: bebedouros de animais, lonas, lixos, caixas d’água e pratinhos de flores.

Em vários locais foram entradas larvas e mosquitos adultos, o que deixa um alerta à população vaninense de que o mosquito está, sim, circulando pelo município e, por isso, os cuidados devem ser redobrados.