Saúde|

Os integrantes do Grupo de Hipertensos de Vanini participaram de uma importante palestra sobre a coleta seletiva municipal e o combate à Dengue na última quarta-feira (15). A conversa, que foi conduzida pela bióloga Ana Carolina Razera, Agente de Combate a Endemias do Município, ocorreu em dois horários, às 8 horas e às 13h30min, na Unidade Básica de Saúde.

Primeiramente, a palestrante abordou o trabalho de controle do mosquito Aedes aegypti. “Durante as vistorias, temos encontrado muitos criadouros de larvas do mosquito, principalmente em piscinas, além de pneus jogados em terrenos baldios, lonas, caixas de água mal vedadas e resíduos diversos, como latinhas, garrafas pets, copos plásticos, embalagens e isopores de marmitas”, disse.

A orientação para a população, segundo Ana, é que sejam intensificados os cuidados com os pátios, mantendo sempre as caixas de água bem tampadas, procurando selar todos os buracos. Os tonéis e barris que contenham água da chuva também devem ser devidamente tampados. Além disso, para que a água não fique acumulada, os lixos não devem ser colocados soltos nas lixeiras ou em terrenos baldios. “Outros cuidados como a limpeza frequente de calhas, a retirada de pneus de locais abertos e a manutenção dos mesmos em lugares protegidos fazem parte do protocolo de prevenção do mosquito. E também é importante que os moradores procurem encher seus pratinhos de plantas com areia e que não deixem a água da chuva acumular em lajes ou em qualquer recipiente que possa promover um criadouro de mosquito”, afirmou.

Em um segundo momento, a Agente abordou os problemas enfrentados na comunidade em relação ao lixo, como a dificuldade na separação dos resíduos. “Os lixos secos são os plásticos, o alumínio, o papel, o isopor, o papelão e os metais. Já os resíduos orgânicos são os restos de alimentos e as cascas, além do lixo do banheiro”, explicou, salientando a importância de descartar os resíduos nos contêineres nos dias corretos, sendo que nas terças-feiras e nos sábados é realizada a coleta de lixo orgânico e nas quintas-feiras, a coleta de lixo seco.

Dúvidas sobre os temas discutidos podem ser sanadas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ou através dos fones (54) 98169-5232 e (54) 3340-1303.