Durante os dias 3, 5 e 11 de maio, aconteceu a II Capacitação Virtual para Merendeiras e Serventes de Escolas, Creches e Apaes. O evento, que contou com 1.205 inscritos de mais de 60 municípios do Estado, teve a participação de vinte e oito Vaninenses, dentre eles merendeiras, serventes, profissionais ligados ao setor de alimentação escolar, diretora, nutricionista e educadores.

A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a 7ª e a 39ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), Prefeituras e Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões. Para este ano, o tema central do evento foi “Segurança alimentar e saúde: uma conexão essencial”. O objetivo foi promover a conexão entre a segurança alimentar e a saúde junto às merendeiras e serventes ligadas à área de educação, a fim de contribuir com a qualificação dos serviços ofertados na comunidade escolar.

“Adoramos a capacitação, sempre realizada por profissionais qualificados e com muito conhecimento, que valorizam e incentivam nosso trabalho. Os assuntos abordados são sempre de extrema importância e a cada capacitação aprendemos algo novo para nosso dia a dia. Além disso, conhecemos também novas receitas, cada vez mais nutritivas e saudáveis”, avaliam as merendeiras. Já para a diretora da EMEI Pedacinho do Ceú, Elisandra Lusa, “a capacitação das merendeiras contribui muito com o trabalho nas escolas, na valorização desse profissional e na variedade dos alimentos, melhorando a qualidade de vida dos profissionais e dos alunos.

”Durante as três tardes, além de relatos de experiências, materiais de apoio, momento cultural, entre outras atividades, foram ministradas as seguintes palestras:

– A importância do papel das merendeiras e serventes nas escolas;

– O impacto positivo do consumo de frutas, verduras e legumes na saúde humana;

– Boas práticas na manipulação de alimentos no retorno às aulas presenciais em temos de pandemia da Covid-19.

A Extensionista Rural Social de Vanini, Camila Rigotti, avalia que, em anos normais, a capacitação era presencial, mas mesmo em tempos de pandemia, não foi deixado de levar informação e conhecimento. “A capacitação é muito importante para todo o contexto escolar e comunitário, pois valoriza o agricultor, que produz o alimento, e as merendeiras, que transformam o alimento em refeição. Assim, os alunos recebem comida com segurança e qualidade”, finaliza.