Geral|

Na última semana, a Prefeitura de Vanini fez o descarte de aproximadamente duas toneladas de lixo eletrônico arrecadado no município. Os resíduos foram entregues para a empresa Recycle, de Passo Fundo, que realiza a reciclagem e a correta destinação dos materiais.

De acordo com Almir Fornari, Coordenador Municipal de Defesa Civil, o lixo eletrônico, caso não seja destinado corretamente, contamina as águas, solos e ambientes. “Além disso, resíduos sólidos como plásticos, pneus, lonas, materiais de construção, entre outros, quando não descartados em locais apropriados, servem de abrigo para diversos insetos e animais transmissores de doenças. Por isso, é muito importante que a população continue realizando o descarte correto destes materiais”, ressalta Almir.

A ação foi desenvolvida dentro do Projeto Lixo Zero, criado em 2017 e realizado através de uma parceria entre a Vigilância Sanitária e a Administração Municipal. Quem precisar descartar pneus e eletrônicos, por exemplo, deve entregá-los na Secretaria Municipal de Obras, lembrando que no local também é possível descartar pilhas, lâmpadas e óleo de cozinha.