Saúde|

Tendo em vista o reaparecimento e o avanço da Febre Amarela no estado, a Vigilância Sanitária de Vanini e a Emater-RS/Ascar realizaram, nos últimos dias, um levantamento nas comunidades do interior do município para catalogar os locais com ocorrência de primatas, principais indicadores de presença da doença.

A Febre Amarela é transmitida por mosquitos de vida silvestre, especialmente os do gênero Haemagogus. Além disso, o mosquito da Dengue, o Aedes aegypti, também pode transmitir a doença caso se alimente de uma pessoa infectada. Recentemente, foram confirmados dois casos da doença em bugios no município de Lagoa Vermelha, além de outros casos nos municípios de André da Rocha, Muitos Capões, Pinhal da Serra, Vacaria, Esmeralda, entre outros. Na região, um bugio-ruivo foi encontrado morto no município de Ciríaco, cuja causa da morte ainda está sendo analisada.

Conforme a Vigilante Sanitária Aline De Bastiani, é importante destacar que os macacos não transmitem febre amarela. Pelo contrário, eles são as principais vítimas do mosquito. Por isso, a ocorrência de primatas mortos indica, possivelmente, a ocorrência da doença em determinado local. “É imprescindível que os municípios conheçam os locais de ocorrência de macacos para, em conjunto com os moradores, manter constante vigília ao aparecimento de animais mortos. Caso isso ocorra, a Coordenadoria Regional de Saúde deve ser imediatamente acionada, a qual deverá prosseguir com os procedimentos de avaliação da área, além da coleta de material biológico do animal afetado para análise”, ressalta.

O levantamento apontou que as comunidades de Vanini com maior ocorrência de macacos são Nossa Senhora do Caravaggio, São João, São Paulo e Linha Vicensi. Portanto, é importante que os moradores observem os arredores das propriedades e comuniquem imediatamente a Vigilância Sanitária em caso de aparecimento de qualquer espécie de macaco morto.

O controle do principal mosquito transmissor da Febre Amarela torna-se inviável em meio silvestre, já que ele se desenvolve em bromélias, ocos de árvores e outros substratos naturais. Por isso, a melhor forma de prevenir a doença é a vacinação. Confira o registro de vacinação de todos os membros familiares. Em caso de dúvida, o Posto de Saúde Municipal fornece informações e aplicação da vacina contra a Febre Amarela, que é realizada às quartas-feiras.

Mais informações na Vigilância Sanitária, junto à Secretaria Municipal de Agricultura, ou pelo fone 3340-1303.