Preocupada com os danos que os pneus velhos provocam no meio ambiente, a Administração Municipal de Vanini realizou, no dia 9, a destinação correta de mais uma carga de pneus arrecadada pelo Projeto Lixo Zero, que é desenvolvido no município.
Para Almir Fornari, Coordenador Municipal da Defesa Civil, os pneus, apesar de possuírem um importante papel em nossa vida diária, quando se tornam inservíveis, acarretam uma série de problemas. “Por serem objetos grandes, eles precisam ser armazenados em condições apropriadas para evitar a proliferação de insetos e roedores. Tendo em vista a dificuldade para a acomodação da estrutura dos pneus em aterros sanitários e a falta de uma legislação para controle e destinação adequadas, a população tende a abandoná-los em cursos d’água, terrenos baldios e beiras de estradas, agravando ainda mais o problema”, analisa Almir.
Já a bióloga e sanitarista Aline De Bastiani salienta que surgiram alternativas para a reutilização do material, dentre as quais a pavimentação asfáltica, encarpetados para carros, solas de calçados e vasos para flores. “Por esta razão, a Administração Municipal de Vanini buscou uma alternativa de descarte através de uma parceria com uma empresa legalizada e registrada nos órgãos ambientais, que faz a coleta e colabora para o destino final do material recolhido. Desta forma, estaremos contribuindo para um meio ambiente equilibrado e sustentável”, avalia Aline.
O trabalho no município é coordenado pela Defesa Civil e pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras e da Vigilância Sanitária.