Pouco se sabe sobre as primeiras famílias de moradores da então Linha 4ª, que pertencia às terras do município de Guaporé, fazendo parte política e administrativamente do 2º Distrito de São Luís de Guaporé. Mas o certo é que enfrentar a fechada mata, formada por imensos pinheiros de copa, era um trabalho árduo. As terras férteis e inóspitas foram os principais atrativos para os primeiros moradores, que encontraram no local somente alguns “bugres”, os quais, segundo relatos de moradores antigos, eram fugitivos da Guerra do Paraguai.
Com a chegada dos primeiros imigrantes no atual município de Vanini, começou a se delinear a extensão territorial, bem como a definição da paróquia e das capelas. Nesta época, a localidade era chamada de Monte Cuco. A diversidade cultural dos imigrantes, devido às suas diferentes proveniências, bem como o fato de o povoado não fazer parte de um assentamento pré-determinado pela Comissão de Terras, obrigando as primeiras famílias a ocuparem o local por iniciativa própria, ressalta um dos aspectos comuns entre eles, que era o valor dado à prática religiosa.
A primeira capela construída pelos imigrantes foi a de Nossa Senhora do Caravággio, por volta de 1912, havendo controvérsias sobre a data precisa, possuindo hoje cerca de 110 anos. Já a segunda Capela é São Brás, que deu origem ao povoado que se transformou na sede municipal, construída em 1915, por obra de Antônio Triches, o qual, muito devoto, exercia a função de capelão.
A primeira tentativa de emancipação foi em 1979, mas não obteve êxito. No segundo esforço, em 1986, reiniciaram os trabalhos com a mesma comissão de 79, mas, desta vez, com toda a comunidade integrada , o município conquistou a emancipação. A Comissão foi formada por: Ênio Tomaz Lusa (Presidente), Zepherino Damo (1º Vice-Presidente), Lauro Antônio Martinelli (2º Vice-Presidente), Nelso Antônio Reginatto (1º Secretário), Vilson Rui Damo (2º Secretário), Telêmaco Pedro Vanini (1º Tesoureiro), Elói Betinelli (2º Tesoureiro). Auxiliares: Anselmo Rodrigues dos Santos, Amantino Inácio Zabot, Neivo Severino Luza, Alberto Vizioli, Jovelino Joaquim Luza, Generoso Luza e Rovílio Reginatto.
Após as eleições ocorridas em 1988, a primeira Administração Municipal de Vanini tomou posse em 1989, tendo como prefeito Ênio Tomaz Lusa e vice-prefeito Telêmaco Vanini.
A composição da primeira legislatura da Câmara Municipal de Vereadores foi a seguinte: Helio Jose Oro, João Carlos Betinelli, Luiz Pilonetto, Telmo Domingos Finatto, Sérgio Jaroceski, Nelson Bernard, Vicente Victor Oro, Norberto Lusa e Carlos Trevisan.
A atual gestão é composta pelo prefeito Flávio Gabriel da Silva e pelo vice-prefeito Ereneu Bogoni. Os seguintes vereadores compõem a legislatura da Câmara Municipal: Adelar Luiz Sander, Adir Pedro Dagnese, Anderson Antonio Decol, Edison Cararo da Costa, Franciele Triches, Ian Brescansin, Idenio Ribeiro, Marineia Lusa e Simara Tibola.
Rua Governador Ildo Meneguetti, n° 297 | Centro | CEP: 99290-000 | Fone (54) 3340-1200