Geral|

A Vigilância Ambiental em Saúde, em parceria com a empresa representada pelo Sr. João Ignácio do Canto, realizou, nas últimas duas semanas, a instalação de vinte e cinco armadilhas para maior eficácia do controle do mosquito da dengue no município de Vanini.

Essas armadilhas possuem o objetivo de enganar o Aedes aegypti. Através delas, o inseto servirá como disseminador do larvicida nos demais pontos de água parada em um raio de aproximadamente 400 metros.

O cheiro emitido pelo produto que está na armadilha atrai a fêmea do mosquito da dengue e faz com que ela coloque seus ovos em uma tela específica, a qual possui um bioativo que, a partir do contato com o Aedes, irá se espalhar pelas suas patas e abdômen. Assim, o mosquito passará a contaminar os outros criadouros com água parada com o larvicida presente em seu corpo.

Ainda na armadilha, os ovos que foram depositados na tela irão eclodir e se desenvolver até uma determinada fase, mas não se transformarão em mosquito adulto por causa do larvicida presente na água.

Os pontos de instalação foram escolhidos conforme a maior circulação de pessoas e a identificação de maior quantidade de mosquitos presentes em algumas regiões urbanas do município. A manutenção dessas armadilhas deverá ser realizada em cerca de 45 dias para avaliação dos resultados encontrados, sendo que esse procedimento será realizado durante três meses.

“Enfatizamos que a instalação dessas armadilhas não diminui o trabalho da vigilância, além de que os cuidados da população devem sempre permanecer, para assim dificultar ainda mais a proliferação do mosquito da dengue em nossa cidade”, afirma a Agente de Combate a Endemias, Ana Carolina Razera.

Close Search Window