Eventos|

Na tarde do último sábado (21), Vanini foi sede de um grande evento regional: o XVIII Batizado e Troca de Cordas. Realizado pelo Grupo Camboatá, do Mestre Tucano, na quadra de esportes da Escola Estadual, o Batizado contou com a presença de dezenas de adeptos oriundos de seis municípios.

O encontro teve apoio da Administração Municipal de Vanini, que foi representada na abertura pelo prefeito Flávio Gabriel da Silva e pelo Secretário Municipal de Saúde, Gabriel Tasca. “Parabenizamos a todos que se envolveram para que esse evento fosse um sucesso e ressalto a importância dos pais e familiares, que se empenham para participar das atividades com suas crianças”, afirmou Flávio.

Em seu pronunciamento, o professor Jonas Devilla (Capitão), responsável pela oficina em Vanini, destacou a importância do evento presencial após a pandemia de Covid-19. “Feliz pela participação de todos, pelo corpo docente da Camboatá estar aqui na 18ª edição do Batizado após esse período tão difícil que foi a pandemia. Vanini é a capital da capoeira, sem sombra de dúvidas”, ressaltou.

O Mestre Tucano também esteve presente e falou sobre a riqueza cultural e esportiva que a Capoeira possui. “Ela trabalha a autoestima da criança, a coragem, a educação, entre outros elementos importantes para a sua formação. A hierarquia e o respeito são importantes, e a arte da Capoeira carrega muito isso”, destacou.

Durante toda a tarde, os alunos receberam as suas novas cordas e, ao som de muita música, jogaram capoeira com os professores do Grupo e colegas, em um momento de integração e companheirismo. Os mais de 200 kg de alimentos não-perecíveis arrecadados como forma de ingresso serão destinados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para as famílias carentes do município.