Nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, foi realizado em Vanini o Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), que contou com a participação da Agente de Combate a Endemias e Laboratorista Municipal e das Agentes de Saúde Municipais. Foram visitados 368 imóveis, onde foi feita a coleta de 7 amostras, sendo 4 amostras positivas para o mosquito Aedes aegypti.
A partir das visitas, foram constatadas piscinas sem tratamento correto, caixas de água mal vedadas, potes com água parada e pneus dispostos a céu aberto. Com isso, os respectivos moradores foram avisados dos problemas encontrados.
“Ressaltamos também que estamos no período de maior atividade do mosquito da dengue e, por isso, ele está aparecendo com maior frequência nas residências. Mas além disso, a falta dos cuidados básicos contra o mosquito são frequentes em algumas casas do município”, afirma a Agente de Combate a Endemias, Ana Carolina Razera.
Vanini é considerado infestado pelo mosquito da dengue desde 2018 e vem realizando o trabalho de conscientização da população. No entanto, a Agente de Combate a Endemias destaca que a população é a ferramenta de combate à dengue mais efetiva, já que todos podem realizar a manutenção dos seus terrenos para evitar a proliferação do mosquito.
Portanto, mesmo com falta de chuvas, é preciso ter atenção redobrada neste verão nos cuidados contra a dengue:
– Mantenha caixas de água bem tampadas e com tela, além da manutenção da aplicação do cloro semanal
– Realizada a manutenção das calhas ao menos uma vez ao mês
– Mantenha as lonas bem esticadas para evitar o acúmulo de água
– Disponha os pneus em locais cobertos
– Mantenha os pratos de flores sempre com areia
– Realize a limpeza semanal das piscinas instaladas tanto no inverno quanto verão