Nos dias 21, 22 e 23 de outubro, foi realizado, no município de Vanini, o último Levantamento de Índice Rápido (LIRAA) deste ano. A ação contou com a participação da Agente de Combate a Endemias e Laboratorista Municipal, das Agentes de Saúde Municipais e da Vigilância Sanitária Municipal.
Foram visitados 349 imóveis, sendo que não houve coleta de amostras. Ressalta-se que não existiam depósitos de água parada nos imóveis visitados. Os maiores problemas encontrados foram:
– Acúmulo de pneus a céu aberto;
– Resíduos espalhados que podem acumular água parada;
– Bebedouros de animais sem a limpeza correta.
Estamos entrando no período do verão, época em que o mosquito da dengue volta a aparecer com maior intensidade. Neste ano, também há previsão de dias sem chuva e seca. Por isso, os cuidados precisam ser redobrados para os recipientes como caixas de água, piscinas e reservatórios de água das chuvas.
Esses materiais provavelmente serão os principais criadouros do mosquito da dengue neste próximo verão. Dessa maneira, solicita-se a colaboração de todos para que esta doença não passe a ser realidade no município.
– Manter caixas de água bem tampadas e com tela, além da manutenção da aplicação do cloro semanal.
– Realizar a manutenção das calhas ao menos uma vez ao mês.
– Manter as lonas bem esticadas para evitar o acúmulo de água.
– Armazenar os pneus em locais cobertos.
– Manter os pratos de flores sempre com areia.
– Realizar a limpeza semanal das piscinas instaladas.
– Limpar os bebedouros de animais semanalmente.
– Manter os pátios livres de resíduos e potes espalhados.
– Realizar a disposição de resíduos com as sacolas fechadas para que os resíduos não fiquem acumulados nas lixeiras e dessa forma acumulem água parada.