Uma roda de conversa marcou a cerimônia de lançamento do livro “Colônia de Guaporé, últimos imigrantes”, de autoria do vaninense Jacson Vicensi. O ato aconteceu na noite de 22 de outubro, no Plenário Hélio José Oro, em Vanini.
O livro conta a história de Maria e sua família, tendo como pano de fundo o processo migratório entre Brasil e Itália. Bem mais do que um relato sobre a imigração italiana dirigida ao sul do Brasil no século 19, “Colônia de Guaporé, últimos imigrantes” é uma obra cujo centro são os relacionamentos familiares e seus desdobramentos.
Através da história da família Belini, especialmente de Maria, o autor aborda assuntos considerados tabus entre as famílias de imigrantes. “Conhecer a questão comportamental de nossos antepassados é essencial para que possamos identificar prováveis comportamentos abusivos e inadequados e quebrar esses padrões para libertar as próximas gerações desses traumas”, afirma Jacson.
Além da ótima participação do público, o lançamento contou com a presença do prefeito Flávio Gabriel da Silva, da presidente do Poder Legislativo de Vanini, Franciele Triches, da Secretária Municipal de Educação, Elisandra Lusa, os quais fizeram uso da palavra, além de vereadores, secretários municipais, dirigentes de entidades e de escolas.