O Comitê Municipal de Mudanças Climáticas de Vanini está ciente da agenda prevista a partir do estabelecimento do COSUD: Consórcio de Integração do Sul e Sudeste, que possui como principal objetivo realizar a cooperação entre as regiões Sul e Sudeste em relação às demandas econômicas, sociais e ambientais, sendo esse o tripé principal do desenvolvimento sustentável. O Rio Grande do Sul possui uma meta de 9 mil hectares ou 10 milhões de mudas plantadas até o ano de 2026.

Com o intuito de realizar o plantio de mudas nas residências dos alunos contemplados, nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foram entregues 145 mudas na EMEF Gonçalves Dias e 145 mudas na Escola Cônego Josué Bardin. A partir disso, os alunos também irão participar de uma atividade de plantio de 100 mudas no Parque Municipal de Rodeios e na zona urbana. Na EMEI Pedacinho do Céu, também será realizada uma atividade no dia 27 de junho, com plantio de mudas no pátio e distribuição de plantas para as crianças.

“O plantio de árvores nativas é capaz de restabelecer áreas degradadas e desmatadas. Isso consequentemente levará à conservação das áreas ao seu entorno e à volta da fauna e da biodiversidade para essa localidade, bem como promove o controle das mudanças climáticas verificadas com cada vez mais frequência em relação aos desastres, como as inundações em decorrência das chuvas acima dos volumes normais. A população também é beneficiada através do estabelecimento de maiores conexões com a natureza e do melhor funcionamento dos ecossistemas presentes”, explica o Comitê Municipal.

As mudas distribuídas são das espécies: Aroeira Vermelha, Erva-Mate, Pata-de-Vaca, Araçá Vermelho, Guabiju, Guabiroba, Pitangueira, Cerejeira-do-Rio-Grande, Araucária, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Ipê Rosa e Espinheira-Santa.