Saúde|

A Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) consiste na aplicação de um inseticida com efeito residual dentro de domicílios, geralmente nas paredes, a fim de eliminar os artrópodes que causam prejuízos à saúde pública e que pousam ou descansam nesses locais.

A partir de uma capacitação realizada pela Vigilância Ambiental do Município, houve a realização do BRI nos prédios públicos municipais, sendo eles: Escola Municipal e Escola Estadual, Creche, Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria da Administração, Câmara Municipal de Vereadores, Brigada Municipal, CRAS, Casa do Idoso e Posto de Saúde Municipal.

O objetivo foi a aplicação de Fludora Fusion em ambientes mais propícios ao mosquito Aedes aegypti ter contato com as paredes. Cada ambiente foi selecionado a partir das normas estabelecidas pela Secretaria do Estado e por meio da capacitação realizada previamente.

A aplicação foi realizada no dia 31 de maio, justamente porque os ambientes não podiam ter a circulação de pessoas por pelo menos uma hora após a borrifação. Depois de deixar o ambiente secando por uma hora, com janelas e portas abertas, os locais foram fechados.

A Vigilância deixa claro que, após o produto seco, não há problemas de contaminação humana, o produto apenas age para o mosquito. O único cuidado que deve ser tomado a partir da aplicação e o produto seco é a não lavagem das paredes, para que o inseticida continue atuando durante o tempo estimado, que é de aproximadamente 4 meses. Após, haverá uma nova aplicação.

Ressalta-se ainda que foram priorizados locais de aplicação onde há maior circulação de pessoas em cada prédio público, dando assim maior segurança e prevenção contra o mosquito da dengue à população vaninense.