Saúde|

No mês de janeiro de 2024, a Vigilância Ambiental de Vanini coletou e analisou 14 amostras de larvas de mosquito, as quais foram encontradas, em sua maioria, em caixas de água mal tampadas e tonéis com água sem vedação, além de lonas. Após a análise, 8 amostras foram positivas para o mosquito da dengue (Aedes aegypti).

Por isso, a Agente de Combate a Endemias, Ana Carolina Razera, reforça os cuidados para evitar a proliferação do vetor. “Mantenham suas caixas de água bem vedadas, com tampa e telas no ladrão, e faça uma limpeza a cada 15 dias, no máximo. Elas também não devem possuir nenhum buraco. Os tonéis que contêm água das chuvas também devem ser vedados corretamente. Nesses recipientes, se possível, pode ser realizada a aplicação de cloro a cada 8 dias para a manutenção da limpeza da água e eliminação de qualquer larva presente”, ressalta.

A Secretaria de Saúde também orienta a limpeza dos pátios e manutenção de calhas, bem como o recolhimento de resíduos ou potes que possam acumular água parada. Também se faz necessária retirada dos pneus a céu aberto e a manutenção dos mesmos em local coberto, lembrando que há um ponto de coleta do material na Secretaria Municipal de Obras. Pratinhos de plantas devem ser retirados ou deve-se colocar areia para evitar a água parada.

Ainda nesse sentido, a Vigilância comunica que o cuidado na disposição de resíduos também está vinculado à proliferação do Aedes aegypti, já que podem conter água e se tornarem um criadouro.

É importante salientar que a doença ainda não está ativa no município neste ano, somente existe atividade do mosquito. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos fones (54) 3340-1303 ou (54) 98169-5232.

Close Search Window