O município de Vanini possui coleta seletiva, por meio de contêineres e lixeiras. Os dias e a forma de coleta continuam as mesmas:

– Terças-feiras e sábados: resíduos orgânicos;

– Quintas-feiras: resíduos secos.

Além disso, há pontos de coleta na cidade de materiais específicos, os quais não devem ser colocados nas lixeiras comuns:

– Garagem da Prefeitura Municipal: Eletrônicos, pneus, óleo de cozinha, lâmpadas, pilhas e baterias;

– Farmácia do Posto de Saúde: Medicamentos vencidos ou não mais utilizados.

Esses resíduos são componentes da logística reversa, ou seja, seus fabricantes e distribuidores devem promover a cadeia retornável para as prateleiras comerciais. Assim, os materiais acima são destinados a empresas específicas, que promovem a destinação ambientalmente adequada.

QUAIS SÃO OS RESÍDUOS SECOS E ORGÂNICOS?

– Resíduo seco: Plástico (garrafas pet, copos plásticos e embalagens), alumínio (embalagens de milho, de salgadinhos, entre outros), papel (papel de escritório), isopor, papelão e metal.

– Resíduo orgânico: Restos de alimentos, como cascas de frutas e legumes e sobras de comida, e lixo do banheiro.

ORIENTAÇÕES:

– Procure colocar seus resíduos no dia correto de coleta e os disponha, preferencialmente, nos contêineres.

– Separe seus resíduos em secos e orgânicos para a destinação correta, já que os resíduos misturados não poderão ser reciclados ou reaproveitados.

– Em casos de descarte de vidros, procure depositar os vidros em caixas de papelão, vedar e identificar o material. Isso evita que pessoas se machuquem ao recolherem os resíduos.

– Para não haver extravasamento dos resíduos, sempre deposite as sacolas plásticas bem vedadas nas lixeiras e contêineres.

– Não depositar resíduos soltos nas lixeiras, a não ser em casos em que você não possua uma sacolinha em mãos. A empresa que coleta os resíduos não recolhe materiais soltos.

– Resíduos orgânicos como cascas de legumes, frutas e ovos podem ser utilizados em composteiras para a produção de húmus. Porém, alimentos contendo sal, carnes e frutas cítricas não devem ser usados para este fim.

LEMBRE-SE:

A Lei Federal N° 12.305, de 2 de agosto de 2010, prevê como prioridade a redução da quantidade de resíduos produzidos, a ampliação da reciclagem e o reaproveitamento de materiais, além da coleta seletiva e a instalação de aterros sanitários para a deposição dos resíduos e sua separação.

Com essa lei, instituiu-se a responsabilidade compartilhada, que prevê que a população, o Poder Público e as empresas possuem responsabilidade pelos resíduos gerados. Portanto, os cidadãos devem colaborar com a separação dos resíduos e com a deposição do lixo no dia correto e as empresas precisam destinar seus resíduos industriais corretamente, conforme legislação pertinente.

PODEMOS QUEIMAR RESÍDUOS?

Segundo a Lei N ° 9.605/98 (Lei Federal de Crimes Ambientais) e a Lei Municipal Nº 1.491/2019 (Seção III, artigo 40, § 1, incisos I e II), é proibido qualquer tipo de queimadas a céu aberto.

A fumaça das queimadas é nociva aos pulmões e pode vir a causar doenças cardiorrespiratórias, irritação nas vias aéreas, dificuldade para respirar e câncer de pulmão, por conta da fuligem que impregna nas paredes dos brônquios. Por isso, os resíduos devem ser descartados por meio da coleta seletiva.

VOCÊ SABE PARA ONDE VAI O SEU RESÍDUO?

A Reciclagem Serrana, do município de Paraí, é a responsável pela coleta e destinação final dos resíduos de Vanini. Após o recolhimento, os resíduos são transportados até a central de triagem, localizada em Nova Araçá, onde ocorre a separação do lixo seletivo e o que não pode ser aproveitado, como rejeitos e resíduos orgânicos (papel higiênico e sobras de alimentos), que são destinados ao aterro sanitário de Victor Graeff.

Ao contrário do que muitos pensam, o caminhão de recolhimento de resíduos não dispõe os resíduos todos os dias de coleta no mesmo local. No dia de coleta de resíduo seco, o caminhão descarrega os materiais no centro de triagem. Já nos dias de coleta de resíduo orgânico, o lixo é levado diretamente ao aterro sanitário de Victor Graeff. Por isso, caso os resíduos estejam misturados, as pessoas que estão no centro de triagem não conseguem reciclar ou reaproveitar os materiais secos, que, por consequência, também irão ser destinados ao aterro.

Em caso de denúncias ou dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a Brigada Militar ou com a Vigilância Ambiental, localizada na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Mais informações pelos fones (54) 3340-1303 ou (54) 98169-5232.