Saúde|

Nos dias 23 e 24 de outubro, por meio da Vigilância Ambiental, foi realizado o último Levantamento de Índice Rápido (LIRA) deste ano em Vanini. O trabalho foi conduzido pelas Agentes de Saúde e pela Agente de Combate a Endemias, além da estagiária Anselma Vitória Cerbaro Betanin. Foram realizadas vistorias em 426 imóveis, sendo encontrada uma amostra de larvas em caixas de água e baldes na cidade, a qual resultou positiva para o Aedes aegypti.

“Diante disso, pedimos que a população siga mantendo os cuidados necessários para o controle do mosquito da dengue na cidade. Salientamos a importância da contribuição da comunidade em conjunto com o trabalho da Vigilância Sanitária Municipal para que o trabalho tenha êxito”, diz Agente Municipal de Endemias, Ana Carolina Razera.

O Aedes aegypti é transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Por isso, no verão, em razão dos dias quentes e chuvosos, que tornam ambientes como piscinas, lonas e caixas d’água os criadouros preferidos do vetor, é preciso redobrar os cuidados.

“Enfatizamos também a importância da aplicação de cloro nas piscinas, além da disposição de lonas ou telinhas para que o mosquito não entre em contato com a água. Ainda assim, é preciso prestar atenção em possíveis locais de acúmulo de água para que continuemos progredindo e, com isso, diminuindo a proliferação do inseto”, finaliza Ana.

Lembrando que, para eliminar os focos do mosquito, ações como as listadas abaixo precisam ser realizadas:

– Mantenha bem tampados as caixas, os tonéis e os barris de água.

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

– Não jogue lixo em terrenos baldios.

– Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

– Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.

– Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

– Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

– Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

– Lave com água e sabão, pelo menos uma vez por semana, os recipientes usados para guardar água.

Mais informações pelo fone (54) 3340-1303, com Ana Carolina Razera.