Geral|

Mais uma vez, Vanini foi destaque na divulgação do índice provisório de participação no rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o exercício de 2024. Com um crescimento de 13,50%, o município apresentou a maior variação positiva na região da AMPLA (Associação dos Municípios do Planalto) e a 30ª de todo o Rio Grande do Sul.

“Todos os setores da nossa economia tiveram incremento. Esse é o reflexo de um trabalho de muitas mãos, que merece ser comemorado por toda a comunidade. Vanini vive um grande momento de sua história, sendo destaque na região e no Estado nas mais diversas áreas, inclusive economicamente”, celebra o prefeito Flávio Gabriel da Silva.

Conforme determina a Constituição Federal, 25% de toda a arrecadação dos Estados com o tributo pertence às prefeituras, depois de feitas as devidas destinações constitucionais, como para o Fundeb. O Índice de Participação dos Municípios (IPM) é o indicador utilizado para a distribuição dos recursos no Estado, determinando a quota-parte de cada uma das 497 cidades gaúchas sobre as receitas do ICMS.

“Em resumo, o município receberá mais recursos no ano que vem, possibilitando realizar investimentos nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, por exemplo”, finaliza o Chefe do Executivo Vaninense.