Saúde|

No terceiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (LIRAa) deste ano, realizado entre os dias 7 e 16 de agosto, foram coletadas duas amostras de larvas do mosquito da Dengue, uma em um balde com água parada e outra em uma piscina.

O levantamento, que contou com a colaboração da Vigilante Sanitária Aline De Bastiani e das Agentes de Saúde Municipais, tem como objetivo principal verificar o índice de infestação municipal. “Percebi a diminuição da quantidade de larvas encontradas durante as visitas. No entanto, ainda assim a população deve manter os cuidados em relação à água parada, já que muitas das casas visitadas estavam com lonas cheias de água da última chuva, o que propicia um criadouro para o mosquito Aedes aegypti”, afirma Ana Carolina Razera, Agente de Combate a Endemias.

Além disso, segundo Ana, as mudanças de temperatura durante o inverno proporcionam uma maior atividade do mosquito. Por isso, é necessário manter os cuidados com a água parada nos pátios das casas e as caixas de água, fazer a retirada de pneus dispostos a céu aberto e realizar a verificação das lonas que cobrem lenhas após cada chuva, além da manutenção da limpeza das piscinas.