“O mosquito da dengue é ativo no inverno, mas com uma frequência mais baixa do que no verão”. A afirmação é da Agente de Combate a Endemias de Vanini, Ana Carolina Razera.
Com a variação de temperatura que vem ocorrendo nos últimos dias, o Aedes aegypti muitas vezes consegue depositar suas larvas mesmo no inverno, tanto que já foram encontradas larvas do mosquito no município nesta estação. “Por isso, reforçamos o pedido de sempre: continuem mantendo seus pátios limpos e sem água parada para evitarmos um verão epidêmico de dengue”, ressalta Ana.
As caixas d’água devem estar bem vedadas, com telas no ladrão e passar por uma limpeza a cada 15 dias. Além disso, elas também não devem possuir buracos. Os tonéis que contém água das chuvas também devem ser vedados corretamente. Nestes recipientes, se possível, pode ser realizada a aplicação de cloro a cada oito dias para a manutenção da limpeza da água e eliminação de qualquer larva presente.
É orientada também a limpeza dos pátios e calhas e o recolhimento de resíduos ou potes que possam acumular água parada, além de pneus a céu aberto. Pratinhos de plantas devem ser retirados ou deve-se colocar areia para evitar a água parada.
Ainda neste sentido, a Vigilância comunica que o cuidado na disposição dos resíduos também está vinculado à proliferação do Aedes aegypti, já que podem conter água e se tornar um criadouro.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelos fones (54) 3340-1303 e (54) 98169-5232.