Agricultura|

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em conjunto com a Vigilância Ambiental de Vanini, alerta a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos.

Durante as vistorias diárias, a Vigilância Ambiental constata frequentemente a presença de lixos espalhados pela cidade, como, por exemplo, lâmpadas, pneus, fiações e materiais eletrônicos, bem como lixos domésticos, garrafas pet, copos plásticos e garrafas de vidro. Esses resíduos muitas vezes são perigosos para a saúde humana e prejudiciais ao meio ambiente, por isso a população deve descartá-los de maneira adequada.

“Em nossa comunidade, há casos frequentes de queimadas de resíduos tanto em residências quanto em comércios. Desde já, pedimos que tais atos parem de serem realizados, já que o município possui coleta seletiva em todas as ruas da cidade, sendo essas coletas semanais e em dias específicos para cada resíduo”, destaca a Agente de Combate a Endemias, Ana Carolina Razera.

Ainda segunda Ana, outro ponto que está sendo visto no município é a mistura de materiais orgânicos e secos nas residências. “Os resíduos devem ser separados para a coleta seletiva, já que, para a reciclagem dos materiais secos, é necessário que eles estejam em boas condições de reutilização. Porém, quando misturados com resíduos orgânicos, todo o lixo que poderia ser reaproveitado acaba indo para a compostagem ou para as células do aterro sanitário, pois o material está muito sujo para ter aproveitamento, e isso prejudica a efetividade da coleta. Assim, pedimos que os resíduos secos, como, papéis, plásticos, latas, canudos e sacos de bolacha sejam separados dos resíduos orgânicos (Ex: cascas de frutas e legumes, restos de comida e lixo do banheiro)”, informa a Agente.

É importante também realizar o descarte do lixo em sacolas plásticas muito bem fechadas para que os animais domésticos não consigam acessá-lo, já que muitas vezes há o esparrame dos resíduos pelas ruas da cidade. A coleta de lixo orgânico acontece nas terças-feiras e sábados. Nas quintas-feiras, a coleta é exclusiva para os lixos secos. Os demais materiais, como eletrônicos e cabos, pneus, óleo de cozinha e lâmpadas, são recebidos pela Secretaria Municipal de Obras. Já os medicamentos vencidos podem ser direcionados ao Posto de Saúde, sendo que o recebimento desses materiais é realizado durante todo o ano.

Ressalta-se que as queimadas de lixo são um ato ilegal, segundo os Artigos 54 e 250 da Lei nº 9.605/98, chamada Lei dos Crimes Ambientais, e conforme a Lei Municipal nº 1.491/2019, seção III, artigo 40, § 1, incisos I e II, que cita a proibição da queima de qualquer material a céu aberto nos perímetros da cidade.

Mais informações sobre o descarte correto dos resíduos pelos fones (54) 981695232 ou 3340-1303.

Close Search Window