Agricultura|

Desde a constatação do primeiro caso positivo de dengue em Vanini, vistorias rigorosas estão sendo realizadas nos quarteirões da cidade. Diversas amostras de larvas foram coletadas durante as ações, as quais, após serem analisadas pelo Laboratório de Passo Fundo, resultaram positivas para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Para combater o vetor, será realizada no município a aplicação de um inseticida em UBV (Ultra Baixo Volume), popularmente conhecido como fumacê, nos dias 10 e 11 de maio, das 7h30min às 9 horas e das 15h30min às 17h30min. Para melhor eficácia, a orientação é que as residências estejam com as janelas abertas e sem pessoas e animais (cachorros, gatos, abelhas, passarinhos, aquários…) no seu interior e nas proximidades.

O produto será utilizado em baixíssimas concentrações e se degrada instantaneamente trinta minutos após a sua aplicação. Após esse tempo, as pessoas e os animais poderão retornar às suas casas. Somente será aplicado o defensivo nas casas que receberam o aviso de maneira física.

Em caso de dúvidas, informe-se na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente pelo fone (54) 3340-1303.