O prefeito de Vanini e presidente da AMPLA (Associação dos Municípios do Planalto), Flávio Gabriel da Silva, participou do Encontro de Presidentes de Associações de Municípios, que ocorreu na sede da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), com diversas pautas, abordando especialmente a estiagem.

Em seguida, no Palácio Piratini, ocorreu uma reunião com o Governador Eduardo Leite, onde foram entregues sugestões de ações para mitigação dos efeitos da seca que atinge o Rio Grande do Sul, entre outras políticas prioritárias para os municípios gaúchos.

O encontro era um anseio dos prefeitos que buscam a parceria do Estado para destravar projetos de reservação de água, subsídios para seguro agrícola via contratos com o Banrisul e a agilidade e modernização da interface do governo com os municípios para formalização dos convênios institucionais dentro do Programa Avançar.