A chuva abaixo da média tem causado preocupação aos produtores rurais vaninenses, e as culturas de verão já apresentam danos no município. É o que indica o levantamento realizado pela Defesa Civil Municipal e pela Emater/RS-Ascar.
Os últimos dias foram novamente de muito calor, o que ocasiona elevadas taxas de evapotranspiração, impactando negativamente as lavouras de soja, milho grão, milho silagem e as pastagens, que têm grande importância para os rebanhos de leite.
SOJA
As lavouras da cultura encontram-se nos seguintes estágios: desenvolvimento vegetativo (5%), florescimento (40%) e enchimento dos grãos (55%). O plantio já foi concluído no município.
Nas lavouras mais afetadas, é possível observar folhas murchas nas primeiras horas da manhã, assim como a queda acentuada de flores. Nota-se, de maneira geral, que ocorre desfolha, concentrada no terço inferior, e pouca emissão de novas folhas.
A cultivar já apresenta danos, que podem ser severos caso permaneça o quadro de baixa precipitação.
MILHO
Cerca de 20% das lavouras de milho no município já foram colhidas. A estiagem provocou o enfraquecimento dos colmos das plantas, além de espigas e grãos menores. As áreas onde os plantios foram realizados no tarde apresentam mais perdas devido à estiagem e algumas plantas nem conseguiram formar a espiga.
As lavouras estão nos seguintes estágios: enchimento de grãos (30%), maturação (50%) e colheita (20%). O milho silagem também apresenta perdas.
FRUTÍCOLAS
Os pomares de pêssego e uva no município foram atingidos pela geada e agora pela estiagem, sendo que o pêssego já foi colhido e a uva está em fase final de colheita, com produções abaixo do esperado.