O lançamento do Jovem Cidadão aconteceu em março de 2022 no auditório da E. E. Cônego Josué Bardin. Desde a eleição dos vereadores, do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários mirins em abril, os integrantes do projeto realizaram diversas atividades, que culminaram com a entrega de um informativo institucional para todos os alunos da Escola Estadual e da EMEF Gonçalves Dias.

O ato de encerramento aconteceu no dia 13, terça-feira, e contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Ian Brescansin, da Secretária Municipal de Educação, Franciele Triches, e dos coordenadores do projeto, jornalista Jair Pedroso da Silveira e professoras Andreza Zabot e Alexandra Grosseli Oro. Na oportunidade, o prefeito mirim Tiago Vicensi, a vice-prefeita mirim Quéren da Luz, a presidente da Câmara de Vereadores Mirim, Julia Deon, e a secretária da Câmara Mirim, Aline Fioreli, deram um depoimento sobre o projeto, incentivando os colegas a participarem da edição de 2023.

Após as manifestações, como forma de agradecimento, os integrantes receberam exemplares do informativo, que contém o relato das atividades desenvolvidas. Em seguida, realizaram a entrega da cartilha para os alunos das duas escolas. O projeto é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vereadores e da Prefeitura Municipal de Vanini, em parceria com a Escola Estadual Cônego Josué Bardin.