Os vaninenses que integram o Projeto Jovem Cidadão realizaram, na terça-feira, dia 8, uma visita a Porto Alegre, capital do Estado. Os alunos foram acompanhados pelo prefeito Flávio Gabriel da Silva, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ian Brescansin, pela Secretária Municipal da Fazenda, Rubia Cararo, pelas Soberanas do Município, rainha Ana Carolina Razera e princesas Vanessa Vicensi e Fernanda Cassol da Silveira, e pelos coordenadores do projeto, Jair Pedroso da Silveira e Andreza Zabot.

Na Assembleia Legislativa, os integrantes do projeto conheceram a história do Parlamento e visitaram o Salão Júlio de Castilhos e o Plenário 20 de Setembro, onde ouviram explicações sobre o rito das sessões legislativas. No Theatro São Pedro, aprenderam a história da instituição cultural mais tradicional de Porto Alegre e visitaram a sala de espetáculos.

Já no Palácio Piratini, que passa por uma reforma, foi possível apreciar as pinturas de Aldo Locatelli e saber a história da construção do palácio do Governo. Depois de visitarem a Catedral Metropolitana, os alunos também tiveram a oportunidade de participar da 13ª Bienal do Mercosul e conhecer a maior feira de livro a céu aberto da América Latina.

O prefeito Flávio ressaltou a importância da visita. “Com certeza, os alunos aprenderam muito neste dia de vivência nas sedes dos poderes Executivo e Legislativo, além de poderem participar de dois eventos culturais muito importantes para o Estado”, afirma o prefeito. Já para o presidente da Câmara, Ian Brescansin, a visita consolida o projeto, que tem como objetivo oportunizar aos alunos novos conhecimentos.