Considerando a expressiva proliferação e os incômodos causados pelo borrachudo em períodos de calor, a Prefeitura de Vanini realiza anualmente o Programa de Controle do Mosquito Borrachudo. O trabalho, coordenado pela Defesa Civil e pela Vigilância Sanitária, conta com a colaboração da EMATER e a participação das comunidades do interior do município.

O mosquito borrachudo é um inseto hematófago (alimenta-se de sangue) e causa grandes incômodos sociais e econômicos. Os ovos são colocados pela fêmea dentro do curso de água, fixados em resíduos sólidos como lixo, pedras e vegetação submersa. Para o controle do inseto, é utilizado o BTI, larvicida biológico que tem como finalidade a diminuição da proliferação das larvas. Ressalta-se que o produto atinge apenas as larvas do mosquito, sem causar quaisquer danos ao meio ambiente ou a outros seres vivos.

A aplicação se dá em três oportunidades (de 15 em 15 dias) e em datas pré-determinadas, para garantir a interrupção do ciclo do mosquito. Por isso, é importante que a aplicação ocorra no mesmo período em toda extensão do município. A primeira etapa deste ano será feita no dia 24 de novembro, e os aplicadores representantes de cada comunidade devem retirar o produto junto à Prefeitura, com Almir Fornari, trazendo recipientes para alocá-lo.

Além do controle biológico, é de suma importância a conscientização da população para evitar a poluição dos rios e o desmatamento ao redor dos arroios, fatores que favorecem a reprodução do mosquito.