Na última quarta-feira, 27, foi realizada mais uma etapa do Projeto Vigilantes Mirins, coordenado pela Vigilância Ambiental Municipal de Vanini e EMATER/RS-Ascar. Os alunos voluntários participantes do projeto conheceram a empresa Planeta Reciclagem e Aterro Sanitário, de Serafina Corrêa.

O objetivo da visita foi a sensibilização ambiental sobre a destinação dos resíduos gerados em residências, onde foi possível acompanhar todas as etapas de coleta, separação e destinação final do Lixo que chega dos municípios da região. A proprietária da empresa, Gisele Canton Possenti, coordenou a atividade, explicando os processos necessários para a manutenção de cada etapa do processo, como: separação manual de resíduos sólidos (reciclagem), tratamento de chorume, análises dos lençóis freáticos e a destinação final dos resíduos em aterro sanitário.

Os alunos ficaram impressionados com a quantidade expressiva de resíduos sólidos no aterro (o qual deveria conter somente resíduo orgânico), demonstrando a falta de conscientização e descaso por parte da população. O lixo orgânico, quando misturado com o lixo seco, na hora do descarte residencial, torna inviável a reciclagem de muitos materiais devido à contaminação, que poderia ser evitada através do destino correto.

“Agradecemos à empresa pela disponibilidade de sempre nos receber com entusiasmo, compartilhando suas experiências e reforçando a importância da preservação ambiental”, finalizam as coordenadoras do Projeto, Aline De Bastiani e Camila Rigotti.