Agricultura|

O Curso de Boas Práticas de Aplicação de Defensivos Agrícolas aconteceu em Vanini nos dias 12 e 13 de julho, terça e quarta-feira, com a participação de 39 produtores rurais do município. A ação fez parte do Inspeciona-RS, projeto de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas e treinamento de agricultores.

O prefeito Flávio Gabriel da Silva participou da abertura do curso, que contou com aulas teóricas e práticas, e ressaltou a importância de uso correto dos defensivos para, além da economia de produtos, reduzir o risco à saúde dos produtores.

As aulas teóricas foram realizadas na Câmara de Vereadores de Vanini, com a Técnica em Agropecuária e Engenheira Agrônoma da Emater/RS-Ascar, Edivane Ferro, que abordou o conteúdo programático do curso, e com o Engenheiro Agrônomo Antonio Cesar Perin, que repassou informações sobre manejo de solo e cobertura de solo para somar esforços no controle de plantas daninhas. Já as aulas práticas aconteceram na propriedade do Sr. Pedro Benedetti, com participação da empresa Diagro, sob a coordenação de Edivane.

Essa foi a primeira turma do município e o curso atende à Instrução Normativa n° 42/2021, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), que estabelece o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e o regulamento referente à sua aplicação. No final deste mês, a capacitação será realizada para mais uma turma de 40 produtores.

Também estão sendo abordadas no curso as Instruções Normativas da Seapdr Nº 40/2021, que estabelece a obrigatoriedade de informar na receita agronômica as coordenadas geográficas do local de aplicação, e Nº 41/2021, que regulamenta sobre a comercialização dos agrotóxicos hormonais.

Para mais informações sobre a Instrução Normativa e os cursos de Boas Práticas de Aplicação, procure o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar ou entre em contato pelo fone (54) 3340-1048.