Saúde|

Criado em 2019 e coordenado pela Vigilância Sanitária e Ambiental, juntamente com a Emater-RS/Ascar, o Projeto Vigilantes Mirins foi retomado nesta quinta-feira (5). A abertura das atividades contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Gabriel Tasca.

Nesta edição, o Projeto está sendo realizado com o 6º ano da Escola Estadual Cônego Josué Bardin e conta com a participação de alunos voluntários que se disponibilizam a realizar atividades e ações pró-meio ambiente. O Vigilantes Mirins é desenvolvido no turno inverso ao período escolar e tem como objetivo integrar a teoria da sala de aula com a prática cotidiana, além de promover o envolvimento e a participação direta das crianças nos desafios e problemáticas ambientais presentes na comunidade.

Na primeira etapa, que teve como tema “Vermicompostagem: Reaproveitamento de resíduos orgânicos para produção de Húmus (adubo)”, os alunos visitaram os dois módulos de compostagem, adquiridos através da Secretaria Municipal de Saúde, na Escola Estadual para entender os processos necessários para a manutenção do sistema, tornando-o um ambiente ideal para o trabalho das minhocas californianas (específicas para a produção do adubo). Cinco alunos foram escolhidos como coordenadores da ação e serão responsáveis pela alimentação e manejo da composteira. Futuramente, o húmus resultante da compostagem será utilizado para a reativação da Horta Escolar.

Em um segundo momento, os Vigilantes aprenderam a produzir um aromatizador à base de Citronela, planta conhecida por suas propriedades repelentes cuja essência afasta, principalmente, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue. Cada aluno pôde levar para casa um pequeno frasco do repelente, além de um baldinho para resíduos orgânicos, com orientações sobre a compostagem.