A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em conjunto com a Vigilância Sanitária e Ambiental do município, alerta a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos.
Na comunidade, há casos frequentes de queimadas de lixos tanto em residências quanto em comércios. A Vigilância Municipal pede que tais atos parem de serem realizados, já que o município possui coleta seletiva em todas as ruas da cidade. Além disso, as queimadas de resíduos são um ato ilegal, segundo os Artigos 54 e 250 da Lei 9.605/98, chamada Lei dos Crimes Ambientais, e a Lei Municipal nº 1.491/2019, seção III, artigo 40, § 1, incisos I e II, que cita a proibição da queima de qualquer material a céu aberto nos perímetros da cidade.
Também é constatada frequentemente a presença de lixos espalhados pela cidade, como, por exemplo, lâmpadas, pneus, fiações, materiais eletrônicos, bem como lixos domésticos e uma quantidade exorbitante de garrafas pet, copos plásticos e garrafas de vidro. Esses resíduos muitas vezes são perigosos para a saúde humana, mas também são prejudiciais ao meio ambiente. Por isso, é importantíssimo realizar o descarte correto.
A coleta de lixo orgânico acontece nas terças-feiras e sábados. Nas quintas-feiras, a coleta é exclusiva para os lixos secos. Os demais materiais, como eletrônicos e cabos, pneus, óleo de cozinha e lâmpadas, são recolhidos e armazenados na Garagem da Prefeitura Municipal. Já os medicamentos vencidos podem ser descartados na Unidade Básica de Saúde. É importante ressaltar que os pontos de coleta da cidade funcionam durante todo o ano.
Outra situação que ocorre com frequência é a mistura de materiais orgânicos e secos nas residências, o que é errado. Os materiais secos devem estar em boas condições de reutilização. Porém, quando misturados com resíduos orgânicos, todo o lixo que poderia ser reaproveitado acaba indo para a compostagem ou para as células do aterro sanitário, pois o material está muito sujo para ser aproveitado, e isso prejudica a efetividade da coleta. Portanto, os resíduos secos, como papéis, plásticos, latas, canudos e sacos de bolacha, devem ser separados dos resíduos orgânicos (Ex: cascas de frutas e legumes, restos de comida e lixo do banheiro).
Mais informações sobre a coleta de lixo pelos fones (54) 98169-5232 ou 3340-1303.