Saúde|

Em Vanini, as Oficinas Terapêuticas vêm sendo desenvolvidas através da Secretaria de Saúde, junto à Unidade Básica de Saúde, desde 2014, com o objetivo de desenvolver habilidades emocionais e estimular a convivência em grupo através da prática de artesanato como forma de arteterapia.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Grupo de Bordado, que conta com 33 participantes, vem realizando as atividades em casa. Com o intuito de aproximar um pouco mais as pessoas, foi criado um grupo de WhatsApp, onde as integrantes podem conversar, compartilhar seus trabalhos e trocar ideias.

Como este ano foi atípico, o encerramento das oficinas também foi realizado de forma diferente. Cada participante bordou e doou duas toalhas para serem entregues aos profissionais de saúde. O gesto é uma forma de agradecimento pela dedicação dos trabalhadores, que, durante a pandemia, exerceram a função de forma integral e se adaptaram às novas formas de trabalho com profissionalismo.A entrega do mimo aos profissionais da UBS foi feita na tarde de quinta-feira, dia 16. “Agradecer é um gesto nobre. Certamente, esse ato de entrega e partilha marcará de forma muito positiva a vida de quem recebe o reconhecimento pelo seu trabalho”, afirma a enfermeira Cristina Postal.

Atualmente, fazem parte das Oficinas Terapêuticas os grupos de Bordado, Crochê, Pintura e Capoeira.