A Defesa Civil Municipal, coordenada por Almir Fornari, e a Administração Municipal estão prestando assistência às famílias afetadas pelo temporal de granizo que ocorreu no dia 26 de julho e danificou severamente residências, plantações e indústrias locais. Após o município ter a Situação de Emergência reconhecida pela União, nos últimos dias, foram repassadas telhas para a cobertura das residências atingidas.

Seguindo a lei e observando os critérios de destinação, as telhas, adquiridas com recursos do Governo Federal, foram repassadas para as famílias portadoras de CAD-ÚNICO (Cadastro Único para Programas Sociais) e em vulnerabilidade social. Desta forma, todas as coberturas de residências atingidas foram totalmente reconstruídas. A Defesa Civil, através do coordenador Almir e da secretária Aline De Bastiani, agradece o entendimento e empenho das famílias afetadas, que se organizaram e, em equipe, cobriram todas as residências, iniciando pelas casas onde residem pessoas doentes ou idosas.

As comunidades que mais registraram prejuízos foram: Água Azul, São Paulo, São João, Santa Rosália e Linha Vicensi. Nestas localidades, os telhados de baixa espessura tiveram cerca de 70% de sua superfície perfurada. Além disso, a chuva danificou móveis, eletrodomésticos, alimentos e comprometeu estruturas internas de madeira. Hortas, lavouras e pomares também foram fortemente atingidos, sendo registradas perdas de até 80% da produção em algumas propriedades.

A Defesa Civil Estadual esteve no município para avaliar os danos, prestar atendimento e auxiliar no processo de solicitação de recursos. “Nós agradecemos a compreensão e a colaboração de todos e reiteramos a necessidade de doações de agasalhos, cobertores e colchões para as famílias atingidas”, finaliza o prefeito Flávio Gabriel da Silva, que, juntamente com o vice-prefeito Ereneu Bogoni, visitou as localidades afetadas.