Agricultura|

No município de Vanini, assim como nos demais municípios do Rio Grande do Sul, mais de 70% dos alimentos consumidos advêm da agricultura familiar, que tem a diversidade produtiva como característica marcante.

No processo de produção e colheita, alguns alimentos se destacam e chamam a atenção das pessoas em razão do seu tamanho e peso, sendo, por muitas vezes, motivo de curiosidade. Neste sentido, a Emater/RS-Ascar desenvolveu o “Façanha de alimento”, que tem como objetivo identificar, valorizar, estimular e divulgar os produtos considerados “fora do comum”.

O primeiro alimento divulgado pelo projeto é um Mogango produzido por Jovelino Lusa, na Linha Vicensi, que mediu cerca de 30 cm e pesou 7,032 kg. “Se você é produtor rural e tem em sua propriedade algo fora do comum, como produtos com proporções maiores ou diferentes do normal, nos envie uma foto, de preferência que apareça o peso na balança, ou tamanho com régua/trena, e o local de produção/colheita”, afirma Camila Rigotti, extensionista da Emater/RS-Ascar.

Mais informações com Camila Rigotti, no Escritório Municipal da Emater, ou com Keli Zabot, na Prefeitura Municipal. Somente serão divulgados alimentos produzidos em Vanini.