Na noite de segunda-feira, dia 26, o forte temporal de granizo que atingiu o município de Vanini danificou severamente residências, galpões de produtores, plantações e indústrias locais. A Defesa Civil Municipal, coordenada por Almir Fornari, juntamente com a Emater/RS-Ascar, CRAS e Secretarias Municipais, imediatamente iniciou o atendimento às famílias prejudicadas, distribuindo lonas, agasalhos e produtos essenciais, além de realizar o levantamento dos danos e o registro fotográfico para o Sistema Nacional de Informações sobre Desastres (S2ID) para formalizar o Decreto de Situação de Emergência.

As comunidades mais atingidas foram Água Azul, São Paulo, São João, Santa Rosália e Linha Vicensi. Nas residências que sofreram danos, os telhados de baixa espessura chegaram a ter cerca de 70% da sua superfície perfurada. A chuva também danificou móveis, eletrodomésticos, alimentos e comprometeu estruturas internas de madeira. Hortas, lavouras e pomares também foram fortemente atingidos, sendo registradas perdas de até 80% da produção em algumas propriedades.

O Major Darci Bugs Júnior e o Tenente Daisson da Silva, da Defesa Civil do Estado, estiveram no município para avaliar os danos, prestar atendimento e auxiliar no processo de solicitação de recursos. Através do Decreto de Situação de Emergência, o Município buscará auxílios estadual e federal para a restauração das estruturas comprometidas nas residências das famílias portadoras de CAD-ÚNICO (Cadastro Único para Programas Sociais), solicitando telhas, cestas básicas e insumos essenciais.

“Agradecemos a compreensão e a colaboração da comunidade Vaninense e reiteramos a necessidade de doações de agasalhos, cobertores e colchões para as famílias atingidas”, ressalta o prefeito Flávio Gabriel da Silva, que, junto com o vice-prefeito Ereneu Bogoni, visitou as localidades afetadas.