Para garantir a dosagem certa de cloro e melhorar ainda mais a qualidade da água no município, a Secretaria de Saúde de Vanini adquiriu quatro novos dosadores de cloro. Os novos equipamentos, cujo investimento para aquisição foi de R$ 2.540,00, estão sendo instalados na Linha Vicensi, na Linha Tibola, na Linha Fanton e na Capela Santa Rosália.
Atualmente, o Município conta com sete poços artesianos cadastrados e tem como responsável técnico o profissional Gabriel Fornari (AFT – nº 188458). A cada 15 dias, é feita a medição do cloro residual livre e, uma vez por mês, com data determinada pelo GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial), são coletadas amostras de água de seis poços, as quais são enviadas para a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Passo Fundo, onde é feita a análise e verificada a potabilidade da água. Além disso, mensalmente, relatórios são enviados ao SISAGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano), site do Governo Federal.
“A análise da água é de grande importância, especialmente, quando destinada para o consumo humano. Assim, conseguimos assegurar que a água está isenta de qualquer microrganismo ou substância química que possa ser prejudicial à saúde da nossa população, prevenindo várias doenças”, destaca Jonas Tibolla, Vigilante Sanitário do Município.