Saúde|

Em Vanini, a vacinação contra a Covid-19 iniciou na tarde desta quinta-feira, dia 21. O município recebeu apenas 5 doses da Coronavac, as quais estão sendo aplicadas na equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde, que integra a linha de frente de combate ao coronavírus.

A primeira a receber a vacina foi Letícia Scaravonatto, técnica em enfermagem, que é funcionária concursada da Secretaria Municipal de Saúde há seis anos. Participaram do ato o prefeito Flávio Gabriel da Silva, o Secretário Municipal de Saúde, Gabriel Tasca, a Enfermeira Cristina Postal e a Técnica em Enfermagem Bernadete Varal Piloneto, que aplicou a vacina.

O número de doses enviadas foi insuficiente para vacinar os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Vanini, seriam necessárias 248 doses para vacinar o primeiro grupo, sendo 49 doses para os profissionais da saúde, 71 doses para idosos de 70 a 74 anos, 75 doses para pessoas de 75 a 79 anos e 53 doses para idosos com mais de 80 anos.

Segundo o prefeito Flávio Gabriel da Silva, o início da imunização é muito importante. “Estamos diante de uma pandemia que atingiu o mundo e que ainda não sabemos como vai se comportar em 2021. Diante disso, embora o número de doses recebido seja pequeno, o início da vacinação é alentador, pois nos dá esperança de dias melhores”, afirma Flávio.

Ainda não há definição sobre quando chegará uma nova remessa da vacina. Portanto, a população deve aguardar a chamada dos grupos, não se dirigindo à UBS enquanto não houver orientação do Município. Também não é preciso se inscrever para receber a imunização.

Mais informações pelos fones (54) 3340-1120 e (54) 98168-4055 (WhatsApp).